terça-feira, 11 de setembro de 2012

Como obter maior eficácia na aprendizagem

Já que estamos próximos de iniciar a semana de provas, daremos algumas dicas encontradas em artigos de Psicologia sobre como acumular melhor o conhecimento estudado:


1- Mantenha-se informado e pratique coisas novas
Se você deseja que as informações que você acabou de aprender sejam mantidas na memória, continue estudando-as. Além disso, é importante praticar novas habilidades, como por exemplo malabarismo, pois estimula seu cérebro e ajuda-o a reter novas informações.

2- Aprenda de várias maneiras
Foco na aprendizagem por mais de uma maneira. Não adianta apenas ouvir a aula, você deve encontrar maneiras de ensaiar essa mesma informação verbalmente e visualmente também. Pois assim teremos mais facilidade de evocar esse conhecimento que esta relacionado a múltiplas áreas de armazenamento em resposta a um único estímulo, aumentando a possibilidade de aprendermos e não só memorizarmos. 

3- Ensine o que você sabe a alguém
Educadores têm notado que uma das melhores maneiras de aprender algo é ensiná-la a alguém. Comece por traduzir as informações em suas próprias palavras. Este processo só ajuda a solidificar novos conhecimentos em seu cérebro. Em seguida, encontrar uma maneira de compartilhar o que aprendeu.

4-Utilize a aprendizagem anterior para promover a aprendizagem de Nova
Outra ótima maneira de se tornar um aluno mais eficaz é a utilização de aprendizagem relacional, que envolve relacionar novas informações com as coisas que você já conhece. Por exemplo, se você está aprendendo sobre Romeu e Julieta, você pode associar o que você aprender sobre o jogo com o conhecimento prévio que você tem sobre Shakespeare, o período histórico em que o autor viveu e outras informações relevantes.

5- Procurar respostas em vez de lutar para Recordar
Claro, a aprendizagem não é um processo perfeito. Às vezes, esquecemos os detalhes das coisas que já aprendemos. Se você está lutando para recordar alguns pedacinho de informação, a pesquisa sugere que é melhor simplesmente olhar para a resposta correta. Um estudo descobriu que quanto mais tempo você gasta tentando lembrar a resposta, mais provável que você esquecerá dela novamente no futuro. Por quê? Porque estas tentativas de recordar informações anteriormente aprendidas na verdade resultam em aprender o "estado de erro" em vez da resposta correta.

6-  Pare de multitarefa
Por muitos anos, pensava-se que as pessoas que executavam mais de uma atividade ao mesmo tempo, tinha uma vantagem sobre aqueles que não o fazem. No entanto, as pesquisas sugerem agora que a multitarefa pode realmente tornar o aprendizado menos eficaz.


Fontes:

1 Draganski, B., Gaser, C., Busch, V., e Schuierer, G. (2004). Neuroplasticidade: Alterações na matéria cinzenta induzidas pelo treinamento Nature, 427 (22), 311-312..
2 Willis, J. (2008). Brain-base estratégias de ensino para melhorar a memória dos alunos, aprendizagem e realização de prova de sucesso. (Comentário de Pesquisa). Educação Infantil, 83 (5), 31-316.
3 Chan, JC, McDermott, KB & Roediger, HL (2007). Recuperação induzida por facilitação Journal of Experimental Psychology:. Geral, 135 (4), 553-571.

Nenhum comentário:

Postar um comentário