terça-feira, 19 de outubro de 2010

RECONHECIMENTO!


Mais uma vez prestigiamos aqui em nosso Blog alguém que ajuda na construção da Psicologia. Recebemos o artigo publicado de autoria da aluna Andreza Souza do 6º período no IV COLÓQUIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE, o qual foi apresentado no Eixo Temático 2: Educação. Sociedade e Práticas Educativas.


Com a palavra, Andreza: O artigo foi uma publicação de parte do relatório final do Projeto de Pesquisa PIBIC-CNPq da qual fui bolsista durante os 4º e 5º período, na área das ciências humanas, tabela 7, Psicologia. Atualmente sou bolsista PIBIC- FAPITEC na área da Comunicação Social, não mais de Psicologia, o que serve de alerta para nosso curso, pois nós alunos que nos encontramos nessa situação estamos enriquecendo com nossos conhecimentos e empenhado trabalho noutras áreas do saber que não são a nossa.


O artigo foi produzido, enviado, e apresentado exclusivamente por mim, não havendo, portanto, co-autores.



Pra ter acesso ao resumo do artigo, continue lendo o restante da postagem.


EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGUEM: SENTIDOS E SIGNIFICADOS
PRESENTES NAS RELAÇÕES GRUPAIS NOS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DO
CONHECIMENTO¹

Andreza Conceição de Souza - UNIT (drezacsandreza@hotmail.com)²

Eixo Temático 2 : Educação, Sociedade e Práticas Educativas

RESUMO: A Educação em um aspecto dinâmico está presente na vida do ser humano desde o processo primário de socialização até os últimos tempos de vida. A cultura é o elemento pelo qual o homem se constrói enquanto pessoa; e a linguagem é um instrumento de transmissão da cultura, tornando possível o processo de educação. Na Universidade, há uma transposição dos espaços formais na construção do conhecimento. Os espaços não formais também funcionam como dispositivos de criação de saberes vivos através dos significados presentes nesses contextos acadêmicos, pois constituem espaços intersubjetivos. Desta forma, esse estudo objetiva entender o processo de construção de conhecimento por parte dos alunos de ensino superior, pela analise das narrativas dos grupos em interação nos espaços não formais do conhecimento.
PALAVRAS-CHAVES: universidade; linguagem; grupos



1 Projeto financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.
2 Graduanda de Psicologia da Universidade Tiradentes – UNIT/ SE; bolsista PIBIC- CNPq; membro do grupo de
Pesquisa “Educação, cultura e subjetividades”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário